quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Férias 3- Citânia de Briteiros

Entre Braga e Guimarães localiza-se uma das maiores ( se não mesmo, a maior) Citânia da Península Ibérica. No cimo do Monte de S. Romão, sobre um grande maciço granítico, pode ver-se uma grande parte do vale do Ave.




Característica do Noroeste da Península, a Citânia é um grande povoado proto-histórico que teve origem na Idade do Bronze (primeiro milénio a. C) e que se desenvolveu, sobretudo, entre os séc II a.C. e I d. C. A partir desta altura, verifica-se a influência (parece que muito limitada) da romanização.O traçado das ruas e o sistema de irrigação parecem ser os traços mais marcantes da influência romana.



A reconstrução de duas habitações permite-nos ter uma ideia mais aproximada do tecido habitacional do povoado.



Na aldeia, é possível visitar o Museu da Cultura Castreja, espaço doado por Francisco Martins Sarmento, considerado por muitos o "pai" da arqueologia em Portugal. Martins Sarmento foi o responsável pelas primeiras campanhas de arqueologia feitas, exactamente, na área da Citânia de Briteiros.
Recolheu várias peças metálicas e de olaria pertencentes ao período da romanização e vários achados de origem Celta de que se destaca a Pedra Formosa do Balneário castrense.



A visita à Citânia e ao Museu, por si só, já compensa bem a viagem. Mas, uma vez que estão pertinho, podem dar um salto ao Gerês.


Foi, aliás, o que eu fiz!


Depois conto-vos!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O Areias - "Engenheiro"

Isto não se faz ao Areias - o camelo!!!!

http://sorisomail.com/email/1395/o-engenheiro-areias.html

Quanto ao outro...

Nós é que não merecíamos!!!!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Férias 2

Almeida - Picadeiro D'el Rey





Construído em meados do séc XVII, o Picadeiro alberga neste momento uma belíssima Escola Equestre.






Vale a pena visitar.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

No Trilho da Esperança

António Morais, 48 anos de idade, professor, está na estrada, pedalando e visitando as várias escolas, de Melgaço a Vila Real de St. António, onde exerceu a profissão ao longo da sua carreira.




Esta iniciativa pretende "alertar a opinião pública para a necessidade de a sociedade apoiar os seus professores. Estes dedicam a sua vida, durante cada ano lectivo, a garantir com grande empenhamento e dedicação uma Escola Pública de qualidade, inclusiva e democrática - espaço de formação cívica e de preparação para a vida activa, para a intervenção social e para o ser-se Pessoa". (ver aqui)

Vi-o pedalar (e bem!!!) ontem e hoje, enquanto percorria os caminhos que o levaram a visitar as escolas do Distrito de Aveiro. O António, sereno, bem disposto e com enorme sentido de humor, não deixa nunca de chamar a atenção para as distâncias que os professores têm que percorrer, todos os dias, para o isolamento a que estão muitas vezes sujeitos, para as despesas acrescidas que estas distâncias acarretam nos seus orçamentos famíliares!




Vai, agora, a Caminho de Santarém. Depois, percorrerá o Alentejo e prevê-se que chegue a Vila Real de St. António, no dia 22 de Agosto.


Boa viagem, António!
Vamos acompanhar-te nesta jornada, com a ESPERANÇA de que este teu gesto sirva, também, para que, mesmo em período de férias, os professores encontrem motivos para não se alhearem e/ou se isolarem!

Esta é, sem dúvida, a FORÇA DA NOSSA RAZÃO!!!

domingo, 3 de agosto de 2008

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Férias1

Tempo de descanso e de redescobrir recantos!

Aqui bem perto, a Pateira de Fermentelos. Não se vislumbram os patos e os jacintos d'água quase cobrem as "chatas".








Mesmo assim é um encanto vê-la!



Fotos de A. Melo, Julho 2008